Ignorar Comandos do Friso
Saltar para o conteúdo principal
Saltar navegação
Recomendações DGS - Dia do Doente Coronário -14 de Fevereiro

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recorda os sinais de alarme, o que fazer e como prevenir as doenças cardiovasculares, assinalando o Dia Nacional do Doente Coronário (14 de fevereiro). 

A Doença Cardíaca Isquémica ocorre quando as artérias coronárias deixam de cumprir a sua função de irrigarem o músculo cardíaco, podendo no limite provocar a necrose (morte) de uma parte desse músculo, situação conhecida por Enfarte Agudo do Miocárdio (EAM).

Os sinais de alarme são a dor no peito (aperto, peso ou opressão, queimadura), que por vezes irradia braço esquerdo, costas e pescoço, bem como os sinais acompanhantes - suores frios, náuseas, vómitos, dificuldade em respirar - entre outros.

Em caso de suspeita de EAM, deve chamar de imediato o 112. A cada minuto que passa, o risco de morte aumenta. Não se desloque ao Hospital pelos próprios meios.

70% dos EAM são atribuídos a mau controlo dos fatores de risco modificáveis. É possível reduzir o risco de doenças cardiovasculares através da adoção de um estilo de vida mais saudável e de uma abordagem mais global do risco cardiovascular. 

Saiba como:

1. Deixar de fumar;

2. Controlar regularmente a sua pressão arterial, diabetes e colesterol;

3. Ter uma alimentação mais saudável, privilegiando o consumo de legumes, vegetais, fruta e cereais;

4. Praticar exercício físico diário: 30 minutos de exercício moderado;

5. Cumprir a medicação prescrita pelo médico assistente.


Fonte DGS